Pular para o conteúdo principal

O que é Justiça de Deus, segundo as Sagradas Escrituras?

 


Antes de tudo, querido leitor e querida leitora, desejo expor algumas observações. Seria muito extensivo para cada um de vocês, expor os conceitos de justiça ao longo do Antigo e Novo testamento. O que farei por vocês é dar uma introdução a respeito da ideia de justiça, que os/as ajudarão entender melhor alguns livros do Antigo Testamento e também, a noção de justiça em Paulo. Particularmente, não sou uma teóloga que concorde muito com a noção de que o todo (ou parcialmente) os escritos do Novo testamento tenham um peso excessivamente da compreensão do mundo grego(-romano). Por ter feito a graduação em filosofia, posso dizer que existe, sim, uma influência ambiental (os evangelistas, os apóstolos e a comunidade viviam e se encontram ambientados em um sistema sociocultural grega-romana), mas há uma síntese de um “espírito” semita herdeiro da tradição e da experiência religiosa de Israel. Para entender melhor, caro leitor e querida leitora, pensemos em nós! Pregamos o Evangelho — evento salvífico da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo —, dentro de nosso ambiente social e cultural. Falamos de Deus, dentro da (sub)cultura brasileira, mas carregados de um espírito (proto)cristãos – pois, realizamos leituras e interpretações bíblicas de acordo com o nosso tempo (as suas demandas e condicionalidades humanas), sem se retirar do Espírito que vivifica a letra da Palavra. Pois bem!

Quando nos deparamos com o termo “justiça” (sdq e seus derivados hebraicos) no Antigo testamento, podemos encontrar duas tendências de compreendê-las, que, na realidade, estão interligadas com a salvação (soteriologia) e com o futuro (escatologia) em/por Iahweh, Javé — Deus. Conforme a experiência religiosa dos hebreus/israelitas, a justiça é a retidão de um comportamento interior de uma relação bilateral, isto é, a justiça é relacional – ser humano com Deus – dentro do contexto da aliança. O que significa que


[…] a justiça de Deus, que se revela na sua maneira divina de operar em relação a seu povo, isto é, na sua ação redentora e salvífica […], com a qual Deus se mostra fiel às suas promessas, malgrado as repetidas infidelidades dos homens. (MARQUES; SILVA, 2018, P. 579, grifo nosso).


A justiça “descreve” o caráter ou a ação de Deus, que age corretamente em um relacionamento de aliança, além de determinar como os seus filhos e as suas filhas devem agir nessa relação. Neste sentido, a relação das pessoas com o próximo refletia o aspecto relacional da aliança com Iahweh, Javé – por isto, queridos e queridas, os Códigos ou o Decálogo! A fidelidade de Deus à aliança e a sua justiça são demonstradas por meio de atos salvíficos. Lembra Hawthorne, Martin e Reid que


essa salvação é variadamente experimentada como vitória de Israel sobre os inimigos, ou justificação pessoal da própria inocência perante Deus na presença dos inimigos, e inclui elementos soteriológicos [de salvar] e forenses [esclarecimentos dos crimes para serem julgamentos]. (HAWTHORNE; MARTIN; REID, 2008, p. 759, acréscimos de entendimento).


A partir dos profetas clássicos do século VIII a.C., a justiça passa a ter um apelo mais jurídico e ético, conforme a aliança. No geral, podemos dizer que a justiça relacionava as pessoas a Deus e aos seus propósitos na restauração da ordem para sua criação. Observem, caro leitor e querida leitora, que aqui há uma experiência moral (prática e não, abstrata, como o pensamento grego clássico, por exemplo) e uma noção política, digamos assim. Na política, a justiça estava ligada a promoção do bem comum, vivenciada como uma “justiça de paz” (o famoso shalom bíblico!) por meio da tutela dos direitos sociais da pessoa. Embora no âmbito moral, a justiça havia uma amplitude de “retidão integral” ou “santidade” (lembremos do Código ou da Lei de Santidade, achada em Levítico 17-26!) ligado as relações sociais entre as pessoas humanas e às determinadas situações em que existe um direito à vida ou à liberdade (e dentre outros!) e também, do dever de se comportar rigorosamente de modo que o titular do direito possa gozar efetivamente do domínio sobre o que lhe pertence (por exemplo, Êxodo 21, 2-11; 12-16; 22, 4-14; 23, 1-9).

Agora, vocês, querido leitor e querida leitora, devem querer saber: E Paulo? Então… é a partir do conceito veterotestamentário de justiça (dikaiosyne), que poderemos entender o apóstolo dos gentios. Contudo, a ideia de justiça em Paulo está consoante com os textos do Antigo testamento (no seu caso, a sua “Bíblia” era a LXX!) sobre salvação, em que o agir redentor de Deus para com o seu povo da aliança. Retornando o que já vos escrevi acima: é a justiça de Deus (relacional, bilateral com o ser humano) que salva dos inimigos, de situações ameaçadoras e do estado de alienação de Deus (desobediência, infidelidade… do ser humano, viu?!). Novamente, podemos considerar que a justiça de Deus é ação salvífica e também, o amor que restaura as relações (por isto, o apóstolo fala tanto do amor ágape e também da reconciliação em Cristo Jesus!).

Paulo entende que Deus é fiel a sua criação e ao seu relacionamento de aliança (Romanos 3,3-4), sendo a sua ação justa, é ela que, em resposta a rebeldia da criação, que o apóstolo define como “justiça de Deus”: o ato de Deus restaurar o relacionamento rompido, separado, dividido. Aqui, a justiça é o amor e a intervenção redentora de Deus no mundo por intermédio da obra de Cristo (Romanos 3,21-26). A encarnação da justiça divina na obra redentora da cruz direciona ao perdão e este, restaura as relações rompidas; por isto, a justiça (assim, como a graça de Deus!) não é algo conquistado por nossos esforços ou realizações humanas para se tomar posse (vangloriar-se com soberba e arrogância na conquista por meio da Lei), pois ela é puramente ato de Deus e é um dom (um presente, uma dádiva, uma gratuidade!) recebido somente pela fé. Este ato de Deus justifica (corrige) o pecador e o transgressor, restaurando o relacionamento divino-humano por meio da propiciação de Cristo feito em nosso lugar. Assim, a ideia de justiça no Antigo testamento como fidelidade e amor constante de Deus pelo seu povo é considerado pelo apóstolo dos gentios como uma ação divina expressa na vida, na morte e na ressurreição de Jesus Cristo – o Evangelho é poder de Deus! A aceitação dessa benignidade divina pelo ato de fé nos justifica (corrige) com Deus, porque a sua justiça se encontra presente nesse relacionamento restaurado (e reconciliado em Cristo!), quando a vida passa a ser vivida em conformidade com a vontade e os propósitos de Deus.

Queridos e queridas, ufa! Desculpem-me… até empolgo-me, quando escrevo sobre a Palavra! Eu poderia falar mais da perspectiva de Paulo em sua Epístola aos Romanos, mas seria extremamente extensivo e o nosso ambiente é bem limitado. Talvez, eu poderia estar, face a face com vocês e acompanhados com as suas Bíblias, pois entender as Sagradas Escrituras é ter a Bíblia em mãos e um caderno ao lado... Uma última observação que desejo fazer é que a Bíblia não busca uma ideia abstrata (como o pensamento grego, latino e até as ideias contemporâneas de uma filosofia política) da justiça, mas procura vivê-la na prática cotidiana – “o que é ser justo em determinado momento, conforme a vontade de Deus?”, “como fazer justiça no mundo, de acordo com a Palavra de Deus?”.


Referências:


BROWN, Colin; COENEN, Lothar. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2000.


BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento. Santo André: Academia cristã, 2008.


HAWTHORNE, Gerald F.; MARTIN, Ralph P.; REID, Daniel G. Dicionário de Paulo e suas cartas. São Paulo: Vida nova; Paulus; Edições Loyola, 2008.


MARQUES, Mariosan de Sousa; SILVA, Rosemary Francisca Neves. As múltiplas faces da justiça (הקדצ) no Antigo Testamento. Fragmentos da cultura, Goiânia, v.28, n.4, p. 578-586, out./dez., 2018.


VANGEMEREN, Willem A. Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento: volume 3. São Paulo: Cultura cristã, 2011.



Comentários

As Mais Lidas

O que a simbologia dos "vasos" na Bíblia têm a nos ensinar?

E no entanto, Iahweh, tu és o nosso pai, nós somos a argila e tu és nosso oleiro, todos nós somos obras das tuas mãos.  Isaías 64. 7 (8), Bíblia de Jerusalém O oleiro não pode formar da sua massa, seja um utensílio para uso nobre, seja outro para uso vil? Romanos 9.21, Bíblia de Jerusalém Embora a palavra "vaso" e "oleiro" são usados na Bíblia como uma maneira de ilustrar o cuidado da Matriz Sagrada na vida das pessoas, aquelas indicam nas passagens bíblicas que o humano é constituído de diversidades e pluralidades. Mas, primeiramente vale a pena compreender o trabalho do oleiro e a utilização dos vasos nos tempos bíblicos, seja no período veterotestamentário ou neotestamentário. O oleiro era o profissional que fabricava jarros, vasos e artefatos de barro. Ele rodava a argila numa espécie de disco de madeira e com uma habilidade cuidadosa, vai dando forma à peça com as suas mãos. Contudo, se o oleiro não se agradar do resultado final do vaso,

Zoé e Biós: formas de significar a Vida na Bíblia

O teólogo jesuíta ítalo-catalão Javier Melloni, em sua obra intitulada Hacia un Tiempo de Síntesis , escreve sobre a designação da palavra vida na língua grega: Em grego existem duas palavras para dizer "vida": "biós" e "zoé". "Biós" é uma das formas possíveis da vida integral. Foi criada a partir da diversificação das espécies e da individuação de membros no interior de cada espécie. "Biós" está no reino da individualidade e da diversidade. "Zoé" é a vida que nos atravessa a todos. A nossa singularidade biológica é apenas uma das possíveis manifestações de "zoé". Nas suas fases mais imaturas, o nosso pequeno eu aferra-se à vida à custa de exterminar outras formas de existência. Crescer em consciência significa perceber que todos participamos da mesma vida (zoé) que apareceu na terra e que transcende o próprio planeta. Quando ficamos reduzidos à nossa dimensão "biológica" individual, apenas lutamo

Pela misericórdia, os seres são gerados pelo útero divino comovido pela compaixão...

Diante de tantas obras teológicas na área bíblica, surgem as dificuldades de encontrar teólogas/os que estejam dispostas/os a clarear acerca da simbologia da palavra "útero" no Primeiro Testamento, além de ampliar os conhecimentos sobre as questões bíblicas que envolvem tal expressão simbólica. A teóloga feminista Silvia Schroer expõe que " [...] apesar de esse termo [útero] ocupar um lugar tão central na antropologia bíblica, Hans Walter Wolff, por exemplo, negligenciou-o totalmente ." (SCHROER, 2008, p.156). Consciente ao que foi exposto pela teóloga, será buscado o significado da palavra "útero" no Primeiro Testamento com as suas várias atribuições que estão vinculados ao humano. Após esses trilhos significativos, será realizado uma relação interconectiva das simbologias "útero", "compaixão" e "misericórdia", onde se mesclam tanto no humano quanto em YHWH. Através de tais expressões, é possível perceber que Deus po

(Re)visando os caminhos acerca do coração

Coração... É um órgão gerador de sentimentos, emoções e vivacidades. É um jardim secreto de cada ser humano, onde se deposita as alegrias, as tristezas, as angústias e até mesmo, as dores sentidas pelo corpo, o coração recebe-as. Palavras, ações, atitudes podem gestar uma vida ou uma desgraça ao ser humano, ainda mais se tais forem usadas para ferir ou esfoliar o coração. A Bíblia afirma em um de seus livros, que é preciso guardar o coração, pois é deste que se origina as fontes da vida (Provérbios 4.23). Mas, o problema se inicia em saber qual é o sentido que devemos atribuir o ato de “guardar” e de quem devemos protegê-lo. Acredito que o coração deve ser protegido pelas fortes explosões de ideias, conceitos, sentimentos, emoções advindos do sistema social, político e cultural. Somos bombardeados de informações fúteis acerca da vida quotidiana, especialmente nas áreas de relacionamento amoroso e financeiro. O coração absorve tais assuntos discutidos nas grandes massas e, permit