Pular para o conteúdo principal

Despedida no amor, por amor a Deus!

 


Iahweh disse a Abrão: “Sai da terra da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei”.

Gênesis 12, 1 (Trad. Bíblia de Jerusalém).


Começo citando esta passagem bíblica, porque desejo avisá-los a respeito do destino do “Tecendo os fios da existência”. Às vezes, chega um momento em que Deus nos chama para caminharmos em uma trilha direcionada por Ele. O caminho não está pronto, na verdade, ele se faz enquanto se está caminhando Nele. Há momentos em nossa vida, que o próprio Deus se manifesta: “Sai da terra da tua parentela…”.

A terra da parentela é uma zona de conforto em que podemos nos encontrar. É o lugar em que não há muitas perspectivas, dado ao conforto e a segurança da parentela. O Senhor nos chama para sermos nômades, em muitos momentos de nossa vida, pois são migrações que vão dando o processo de preparação ou, talvez, o cumprimento de um dos seus desígnios bem maiores do que a nossa própria vida. Quando o Senhor tem uma promessa a nós, não é algo voltado somente para nós mesmos, mas é sempre abrangente, totalizador, integral, sistêmico e completo. Se prometeu, como no caso de Abraão e Sara, dar-lhe um filho, a promessa não é meramente apenas um descendente; mas um povo gerado a partir deste filho que gerará linhagens tribais (ou clãs) tementes a soberania e o senhorio de Deus. Mas… até chegar ao seu cumprimento, existe preparo e principalmente, um ato de fé e confiança!

Vocês, caro leitor e querida leitora, devem estar me perguntando o que vos escrevo, tem a ver com este versículo de Gênesis. Deus tem me chamado para sair de minha zona de conforto e caminhar rumo a uma trilha em que Ele tem me direcionado. O blog “Tecendo os fios da existência” é a terra de minha parentela que devo sair, para caminhar para a terra que o Senhor me mostrará. Nosso tempo é sempre determinado pelo Senhor, bem como nos avisa o texto de Eclesiastes 3. O tempo de me dedicar a vocês, querido irmão e querida irmã, já chegou ao fim. Ainda não sei o que se dará, mas o Senhor tem me mostrado que necessito aprofundar integralmente aos estudos das Sagradas Escrituras. Não sei… mas, como filha e serva, que ama o seu Pai(e-Mãe), sou obediente ao seu chamado e abraço o seu convite em meu coração com toda força de meu ser!

Estou tendo uma grande dificuldade de finalizar este texto, porque meu coração se apegou ao de cada um de vocês, leitores e leitoras, que se interessam pelo entendimento e pelo esclarecimento da Palavra de Deus, cuja chave de toda letra é Cristo Jesus. Despeço-me com agradecimentos por toda forma de carinho, compreensão, atenção e disposição, durante esses sete anos.

Por enquanto, o blog ficará aberto, até quando o Senhor me permitir, mas não atualizarei com novos estudos ou textos. Por isso, deixarei ainda publicado somente os estudos bíblicos, alguns textos opinativos acerca da Igreja de Jesus Cristo e outros de cunho filosófico. Caso desejem me contatar, podem enviar um e-mail por este endereço: foalvim@gmail.com. Ou, se preferirem, utilizam com precisão a categoria que se encontra no menu “Fale comigo”. Não tardarei de respondê-los com carinho e ternura!


Que a paz, o amor e a fé da parte do nosso Pai, Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo, esteja com a tua Graça sendo superabundada em todos os irmãos e todas as irmãs!


Do meu coração ao coração de vocês,

No amor Nele,

Flávia Alvim.


Comentários

As Mais Lidas

O que a simbologia dos "vasos" na Bíblia têm a nos ensinar?

E no entanto, Iahweh, tu és o nosso pai, nós somos a argila e tu és nosso oleiro, todos nós somos obras das tuas mãos.  Isaías 64. 7 (8), Bíblia de Jerusalém O oleiro não pode formar da sua massa, seja um utensílio para uso nobre, seja outro para uso vil? Romanos 9.21, Bíblia de Jerusalém Embora a palavra "vaso" e "oleiro" são usados na Bíblia como uma maneira de ilustrar o cuidado da Matriz Sagrada na vida das pessoas, aquelas indicam nas passagens bíblicas que o humano é constituído de diversidades e pluralidades. Mas, primeiramente vale a pena compreender o trabalho do oleiro e a utilização dos vasos nos tempos bíblicos, seja no período veterotestamentário ou neotestamentário. O oleiro era o profissional que fabricava jarros, vasos e artefatos de barro. Ele rodava a argila numa espécie de disco de madeira e com uma habilidade cuidadosa, vai dando forma à peça com as suas mãos. Contudo, se o oleiro não se agradar do resultado final do vaso,

Zoé e Biós: formas de significar a Vida na Bíblia

O teólogo jesuíta ítalo-catalão Javier Melloni, em sua obra intitulada Hacia un Tiempo de Síntesis , escreve sobre a designação da palavra vida na língua grega: Em grego existem duas palavras para dizer "vida": "biós" e "zoé". "Biós" é uma das formas possíveis da vida integral. Foi criada a partir da diversificação das espécies e da individuação de membros no interior de cada espécie. "Biós" está no reino da individualidade e da diversidade. "Zoé" é a vida que nos atravessa a todos. A nossa singularidade biológica é apenas uma das possíveis manifestações de "zoé". Nas suas fases mais imaturas, o nosso pequeno eu aferra-se à vida à custa de exterminar outras formas de existência. Crescer em consciência significa perceber que todos participamos da mesma vida (zoé) que apareceu na terra e que transcende o próprio planeta. Quando ficamos reduzidos à nossa dimensão "biológica" individual, apenas lutamo

Pela misericórdia, os seres são gerados pelo útero divino comovido pela compaixão...

Diante de tantas obras teológicas na área bíblica, surgem as dificuldades de encontrar teólogas/os que estejam dispostas/os a clarear acerca da simbologia da palavra "útero" no Primeiro Testamento, além de ampliar os conhecimentos sobre as questões bíblicas que envolvem tal expressão simbólica. A teóloga feminista Silvia Schroer expõe que " [...] apesar de esse termo [útero] ocupar um lugar tão central na antropologia bíblica, Hans Walter Wolff, por exemplo, negligenciou-o totalmente ." (SCHROER, 2008, p.156). Consciente ao que foi exposto pela teóloga, será buscado o significado da palavra "útero" no Primeiro Testamento com as suas várias atribuições que estão vinculados ao humano. Após esses trilhos significativos, será realizado uma relação interconectiva das simbologias "útero", "compaixão" e "misericórdia", onde se mesclam tanto no humano quanto em YHWH. Através de tais expressões, é possível perceber que Deus po

(Re)visando os caminhos acerca do coração

Coração... É um órgão gerador de sentimentos, emoções e vivacidades. É um jardim secreto de cada ser humano, onde se deposita as alegrias, as tristezas, as angústias e até mesmo, as dores sentidas pelo corpo, o coração recebe-as. Palavras, ações, atitudes podem gestar uma vida ou uma desgraça ao ser humano, ainda mais se tais forem usadas para ferir ou esfoliar o coração. A Bíblia afirma em um de seus livros, que é preciso guardar o coração, pois é deste que se origina as fontes da vida (Provérbios 4.23). Mas, o problema se inicia em saber qual é o sentido que devemos atribuir o ato de “guardar” e de quem devemos protegê-lo. Acredito que o coração deve ser protegido pelas fortes explosões de ideias, conceitos, sentimentos, emoções advindos do sistema social, político e cultural. Somos bombardeados de informações fúteis acerca da vida quotidiana, especialmente nas áreas de relacionamento amoroso e financeiro. O coração absorve tais assuntos discutidos nas grandes massas e, permit